OSTEOPATIA

Osteopata Claudio Pestana - Cascais e sintra

Cláudio Pestana

OSTEOPATIA – A AJUDA GENTIL

osteopatia é uma das formas manuais de terapia. A palavra osteopatia é composta pelos dois termos gregos osteon (osso) e pathos (sofrimento, doença). Este termo, muitas vezes leva a pensar, erroneamente, de que a osteopatia é exclusivamente uma forma de terapia do sistema músculo-esquelético. No entanto o seu potencial de ação, vai muito além disso.

“A osteopatia é uma opção de tratamento suave para muitas doenças e é ainda adequado a bebes pela sua natureza sensível e indolor.”

Osteopatia – como funciona?

osteopatia é uma forma especial de terapia manual. Muitos fisioterapeutas oferecem agora também tratamentos osteopáticos. Pode aliviar muitas doenças, mesmo aquelas para as quais nenhum médico descobre uma causa.

Por exemplo, Imagine, que sofre uma dor/pressão desagradável na região abdominal, que vai e vem, umas vezes sente outras vezes não. A dor pode desaparecer durante semanas, e depois volta. Chega uma altura que ela permanece, e apesar de ser suportável é incómoda, o que o leva a ir a um médico, depois de várias análises e exames, não se encontra nada, tudo parece bem, e o único sintoma que tem é a dor abdominal. Não tem outros problemas digestivos, nem se sente cansado. No entanto embora se acostume à dor, vai se sentir stressado e incomodado todos os dias. E então resolve ir a ir ao um Osteopata. O terapeuta, trabalha em todo o seu abdómen, (E é tudo menos uma massagem🙄😱). O Osteopata empurra, pressiona e desloca os tecidos. No inicio é desconfortável, porque o osteopata insiste exatamente na zona que está dorida. Mas depois vai ficando mais suportável e mais fácil, ao fim de uma hora a pessoa levanta-se e a dor desapareceu – e pela primeira vez em meses, a dor vai-se. Depois de duas ou três sessões a dor não regressa mais. Por vezes é necessário também de quando em vez fazer-se uma “manutenção” para garantir que tudo se mantém bem e equilibrado, e que os desconfortos não voltam. Principalmente quando por força da profissão, ou por outro motivo, continuamos a repetir movimentos e posturas que nos são prejudiciais.

Quando é que a Osteopatia ajuda?

Especialmente neste tipo de dores crónicas – não importa onde – mas as dores crónicas localizadas, são um importante campo de aplicação da Osteopatia. Mas existem muitos outros motivos para consultar um Osteopata:

• Restrições de movimento
  • Problemas de disco – Ciática
  • Dor nas articulações
  • Mau posicionamento de estruturas e tensão após acidentes, operações, quedas
  • Terapia de acompanhamento para tratamento ortodontico
  • Dor de Estômago crónico ou recorrente, queixas intestinais e abdominais. Estes incluem refluxo, intestino irritável, bexiga irritável e incontinência.
  • Enxaquecas
  • Tonturas e zumbido
  • Problemas crónicos da próstata
  • Doenças respiratórias crónicas, como bronquite ou tosse irritável
  • Alguns problemas cardíacos

Só nesta seleção mostra quão diversificada a osteopatia pode ser. Assim, vale a pena com quase todas as queixas serem tratadas concomitantemente com osteopatia.

Viva sem dor

Marque a sua consulta por:

Background

Para entender como funciona a osteopatia, é importante entender a filosofia por trás dela e os princípios básicos desta terapia. Uma ideia central da osteopatia é que os nossos corpos são compostos de estruturas diferentes, e todas elas estão interligadas. Estruturas referem-se aos ossos, bem como os músculos, tendões, ligamentos e órgãos. Todos eles têm tarefas diferentes: enquanto os ossos, por exemplo, mantêm o corpo no lugar devido à sua estrutura firme, a sua estrutura flexível garante que o movimento seja possível. Todas essas estruturas podem ser influenciadas. Por exemplo, de um lado positivo, um músculo pode ser treinado pelo uso ou repetição de exercícios frequentes. Assim torna-se mais eficiente e a sua mobilidade aumenta. Naturalmente, também existem influências negativas sobre as estruturas do corpo e que podem levar a disfunções, como por exemplo a rotura de um músculo por excesso de carga. Isto, por sua vez, limitaria a mobilidade de uma ou mais partes do corpo e comprometeria o bem-estar ou poderia mesmo causar dor.

A osteopatia trabalha de forma global e inteira

A mobilidade limitada não afeta apenas músculos e articulações, mas também nervos, vísceras ou ligamentos que podem estar prejudicados na sua função. A osteopatia respeita todas essas conexões e, portanto, considera o organismo humano como uma unidade inseparável de todas as estruturas corporais. Portanto, não são apenas os ossos e os músculos que são tratados e que têm a atenção de um osteopata, cada estrutura de órgão afetada é incluída em cada movimento.

Acompanhando todas as terapias

osteopatia moderna pode ajudar com muitas doenças diferentes ou pode ser usada como apoio a outras terapias. Com a sua abordagem integrante, a osteopatia pode ser usada sempre que os distúrbios funcionais são a causa do desconforto do paciente. No entanto, a osteopatia não pretende ser o único tratamento, vê-se muito como uma medida adjuvante para outros tratamentos. Como resultado, também pode ser usado em doenças graves para apoiar terapias convencionais, no sentido de apaziguar sintomas e trazer alivio no processo de tratamento.

Osteopatia para dor nas costas inespecífica

A dor nas costas é já conhecida como um mal comum, ou uma doença comum na nossa sociedade. A Falta de exercício, a má alimentação e má postura causam em muitas pessoas, problemas dolorosos, especialmente na região lombar. Num estudo metastático de larga escala, em setembro de 2014, três autores da Austrália, Alemanha e EUA examinaram como o tratamento osteopático da dor lombar inespecífica afeta a mobilidade e a perceção da dor do paciente.  Neste estudo, descobriram que a osteopatia realmente alcançou um alto grau de alívio da dor nos afetados e que as restrições ao movimento poderiam ser atenuadas ou resolvidas.

Osteopatia em bebes

Embora seja comum nos EUA que os recém-nascidos sejam examinados logo após o nascimento por osteopatas experientes para determinar se o nascimento causou bloqueios, esta abordagem é bastante rara em Portugal. Nestes casos, a osteopatia alcança ótimos resultados nos bebes. Especialmente nos bebes que sofrem de distúrbios regulatórios, cólicas ou torcicolos de três meses ou do tão falado síndrome de KISS (Kinematic Imbalance due to Suboccipital Strain) que em português significa Desequilíbrio cinético devido à cepa suboccipital, são facilmente tratados com osteopatia, pois esta forma de terapia manual não é invasiva, e leva à libertação de bloqueios e relaxamento mais profundos. Especialmente em lactentes, a osteopatia também pode ser usada como uma medida preventiva, uma vez que um bom terapeuta pode detetar e resolver tensões precoces antes que elas se desenvolvam em sintomas claramente reconhecíveis, como constipação, cólicas ou sintomas dolorosos.

Osteopatia para melhores notas de matemática?

Um estudo em 2012 examinou os efeitos da osteopatia em crianças do ensino primário que sofriam de discalculia. Após quatro tratamentos osteopáticos, uma melhoria significativa no poder computacional foi notada – mostrando como a osteopatia subtilmente pode funcionar e ajudar em todos os níveis.

Tratamento

O começo do tratamento é sempre a história do paciente. Não se admire se o seu Osteopata lhe fizer questões que aparentemente nada têm a ver com os sintomas de que se queixa. Não se esqueça que a Osteopatia vê o corpo como um todo, e tudo está interligado. Portanto numa conversa detalhada, o osteopata não pergunta apenas sobre os sintomas agudos, também faz perguntas sobre todo o histórico médico do paciente, incluindo outros tratamentos médicos. Depois disso, o terapeuta usa as mãos para fazer alguns testes, despistar e confirmar suspeitas, ou seja examina o paciente, sentindo possíveis bloqueios e disfunções. No seu diagnóstico, também é tido em consideração outras informações disponíveis, como os exames radiológicos. O tratamento em si consiste apenas de técnicas manuais suaves que atuam na fáscia e libertam a tensão. Normalmente, o tratamento dura entre 30 e 50 minutos, mas o efeito pode levar de duas a três semanas a fazer-se sentir. A curto prazo, a reação do organismo também pode levar a um agravamento dos sintomas, antes de se sentir melhor. Portanto, geralmente há pelo menos uma semana entre as sessões de terapia para dar ao corpo tempo suficiente para ativar a auto-cura. Após quatro sessões, o mais tardar, deve haver uma melhoria clara das queixas. Se este não for o caso, um bom osteopata encaminhará o paciente ao médico de família ou especialista para esclarecimentos adicionais das causas.

Se gostares do conteúdo partilha nas tuas redes