A HISTÓRIA

Cláudio Pestana

A HISTÓRIA DA OSTEOPATIA

Andrew Taylor Still e o nascimento da osteopatia

Andrew Taylor Still, o fundador da osteopatia, nasceu em 1828 em Lee County, Virginia.

Já no início da sua adolescência, Andrew Taylor Still interessava-se por anatomia e começou a dissecar animais que caçava. Através da sua própria motivação, educação e estudo, tornou-se médico pioneiro e serviu como capitão do exército da União durante a Guerra Civil Americana. Andrew Taylor Still usava o seu conhecimento médico e habilidades para ajudar os feridos, o que elevou o seu conhecimento de anatomia humana.

“Depois dos seus filhos e da sua mulher morrerem de meningite em 1864, sentiu-se completamente impotente para enfrentar a doença que levou a esta tragédia, perdeu a confiança na medicina e começou à procura de uma abordagem de tratamento diferente da medicina convencional.”

O resultado final da sua procura resultou no que hoje chamamos de osteopatia,. No dia 22 de junho de 1874, às 10 horas, Andrew Taylor Still teve uma revelação e o conceito de osteopatia, era claro na sua mente. Não é incomum que inventores e pioneiros se lembrem da hora exata da descoberta da sua invenção, e esse momento de inspiração é muitas vezes referido como o Princípio Eureka. No processo, após anos de investigação e estudo, todas as ideias se fundem num momento específico, e uma revelação acontece de forma tão significativa que a pessoa pode-se lembrar da hora exata a que aconteceu. Outra interpretação é que foi mais um momento de tomada de decisão e não uma revelação que ocorreu naquele 22 de junho de 1874.

Naquela época, a experiência acumulada e o conhecimento de Andrew Taylor Still tornaram possível tomar a decisão de “reformar” a prática médica introduzindo a osteopatia, na qual o terapeuta usa as suas mãos de “poderes naturais” em vez de “substâncias químicas tóxicas”. Naquela época, a osteopatia, era um novo modelo de diagnóstico e tratamento, que considerava o corpo como uma unidade em qual todas as funções e estruturas estão interligadas.

Naquela época, a osteopatia, era aplicada principalmente ao sistema músculo-esquelético, e Andrew Taylor Still foi o primeiro a reconhecer a importância que o suprimento de sangue, tinha para a saúde e o que poderia resultar no desenvolvimento de doenças, se o sangue não flui corretamente no corpo isto dificultava o fornecimento de nutrientes e oxigénio a todas as células do corpo. Andrew Taylor Still ensinou o conceito da imunidade natural do corpo e que o corpo tem a capacidade de se auto curar através de processos internos.

No entanto, só no ano de 1885 é que Andrew Taylor Still começou a utilizar o nome osteopatia, para a sua nova abordagem, ao mesmo tempo experimentou várias abordagens e técnicas de tratamento diferentes.

Foi assim que ele aprendeu com os índios Shawnee a arte da manipulação conjunta (técnicas de restrição ou técnicas de movimento). Provavelmente ganhou essas habilidades enquanto trabalhava na Missão Wakarusa, no Kansas.

Andrew Taylor Still descobriu, passo a passo, como lidar com as manipulações articulares de todas as técnicas mais adequadas às “disfunções anatómicas”. E decidiu desenvolver estas técnicas para que também pudessem ser usadas em sintomas que não tivessem origem em ortopedia ou reumatologia. Por esta razão, até ao ano de 1880, Andrew Taylor Still usou principalmente manipulações conjuntas nos seus tratamentos e a partir do ano de 1882 ficou conhecido como “Knocheneinrenker”, palavra alemã que designa alguém que coloca os ossos no sitio. Daí, o nome “osteopathy.

Viva sem dor

Marque a sua consulta por:

De onde vem o nome osteopatia?

O nome osteopatia vem de duas palavras gregas:

“Osteon”, que significa osso e “Pathos”, que significa sofrimento.

No entanto, “pathos” é entendido na literatura médica como uma doença, como “miopatia” (que significa doença do músculo). Por esta razão, o termo “osteopatia” é muitas vezes mal percebido, entendido como uma “doença óssea”.

No entanto, não foi esta não a intenção de Andrew Taylor Still, ele queria um sentido mais abrangente com a palavra “pathos”. Usou o termo “pathos” no sentido de dar o significado de “sensível a”, “percepção de” ou “sensação de ossos”. Portanto, o termo “osteon” na osteopatia, significa a sensibilidade aos ossos e, portanto, reflete o conceito de osteopatia, que pode levar à disfunção do sistema músculo-esquelético através de outros sistemas do corpo, originado doenças.

Os quatro princípios básicos da osteopatia

Os quatro princípios básicos desenvolvidos pelo médico americano Andrew Taylor Still há mais de 120 anos ainda são válidos hoje em todas as áreas da osteopatia.

1. O corpo é uma unidade

Na osteopatia, não é a doença/sintoma que é tratado, mas sim o ser humano como um todo. O homem é formado por uma unidade global, o corpo, mente e alma. O osteopata, portanto, considera não apenas o corpo, mas também o ambiente do paciente com todas as interações possíveis. Incorporando na sua terapia aspetos psicoemocionais, bem como a condição física, nutrição, exercícios e relaxamento. Apenas a interação perfeita de todos os tecidos permite uma função equilibrada.

1. A Auto-cura

O corpo tem poderes de cura, mecanismos de auto-regulação e sistemas de saúde. O objetivo de um tratamento osteopático é estimular e apoiar os poderes da auto-cura do corpo para que o corpo recupere seu equilíbrio interno e supere a dor.

Enquanto o corpo estiver bem equilibrado, os seus poderes de auto-cura funcionam. No entanto, quando ocorrem distúrbios do equilíbrio, como desequilíbrios nos tecidos, mal posicionamento dos ossos, congestão de líquidos, desnutrição e desintoxicação insuficiente das células, o corpo muitas vezes é incapaz de ativar seus poderes de auto-cura. O resultado é o mau funcionamento que leva à dor e à doença.

1. A estrutura governa a função

O corpo consiste em estruturas de tecido cuja forma e função estão intrinsecamente ligadas. Quando a estrutura do corpo é restrita ou deslocada, a função do corpo também muda. O osteopata liberta as restrições de movimento com as mãos e, assim, ajuda o corpo a corrigir disfunções. A função pode normalizar, recuperar o equilíbrio e os sintomas desaparecem.

1. A lei da artéria

Qualquer tipo de tecido só pode funcionar bem se estiver bem vascularizado. O que Significa que um bom fluxo de sangue, livre de bloqueios, que impeçam a sua normal circulação, mantém os tecidos em harmonia, e a sua normal e saudável função. Se o sangue não circular de forma fluída e sem obstruções, os nutrientes e o oxigénio não chegam em quantidade suficiente às células, e as células são a unidade fundamental do ser humano e de todos os seres vivos.

Se gostares do conteúdo partilha nas tuas redes